Cientista político coloca em xeque a pesquisa do Acertar em Belém

pesq

O cientista político Edir Veiga, que assina o blog “Bilhetim”, tece considerações pertinentes sobre a pesquisa do “Instituto Acertar” publicada no “Blog do Bacana” e repercutida aqui.

> Exclusão da lista de nomes de prováveis candidatos

Observa Edir que “para manipular o resultado de uma pesquisa, basta excluir nomes competitivos da lista de candidatos apresentados ao eleitor” e opina que a referida pesquisa incorreu nessa espécie no momento em que não ofereceu aos pesquisados nomes que já estão expostos como prováveis concorrentes: o radialista Jefferson Lima (PP), Zé Francisco (PV), Cássio Andrade (PSB), Pinduca (PRP) e Jorge Panzera (PCdoB).

> Considerações sensatas

Não se pode deixar de conceder razão às ponderações editadas por Edir Veiga. Eu observei, em rápida crítica à pesquisa, que a margem de erro se fez alta (4%), o que talvez fosse evitado com uma melhor dimensão territorial das amostras e a inserção dos nomes retro referidos.

Não devo crer que a dianteira de Edmilson Rodrigues (PSOL) se pudesse alterar se as observações de Veiga fossem atendidas, mas é certo avaliar que a desatenção a elas seria capaz de mudar os resultados restantes, tanto em percentuais quando em posições.

Esta postagem teve uma postagem adicional. Por favor, clique aqui para ler.

Comentários

  1. Parsifal, uma correção: cheque, com CH, é aquele documento bancário para retirar dinheiro. No caso da nota em destaque, a palavra correta seria Xeque, com X, lembrando a jogado do Xadrez. "Colocar em xeque" no xadrez é a movimentação que coloca em risco a principal peça do adversário, o Rei. E se aplica na frase em que se "coloca em XEQUE a pesquisa"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está correto. A intenção é fazer um trocadilho com as insinuações do Edir, no momento em que ele declara que a pesquisa pode ter sido manipulada.
      Mas, pelo visto, é possível que nem todos os leitores percebam a intenção, portanto, agradecendo a sua observação, anexei um rodapé na postagem, com a explicação.

      Excluir
    2. Deputado, é verdade que este intituto - Acertar - que fez a pesquisa, é de propriedade do senhor Alemão Wanzeler, Assessor do deputado Priante e homem de sua mais estreita confiança?

      Excluir
    3. Não conheço o instituto e nem quem é o seu proprietário.

      Excluir
    4. O Instituto Acertar é de proriedade de Américo Canto, fiel escudeiro do PT

      Excluir
  2. Se o partido do Edimilson tivesse dinheiro ia ser primeiro turno fácil. Com 60% fechava a fatura e nos poupava de um segundo tudo capenga.
    Contudo, pelo visto os outros vão ter que matar pra ver quem vai com ele pra segundona.
    Deus proteja a alma do povo de Belém, uma vez que nos últimos 2 pleitos parece que quem guardou foi o capeta.

    ResponderExcluir
  3. Esse Edir é aquele que fez uma pesquisa as vésperas do primeiro turno das últimas eleições para governador e errou por doze pontos o resultado . Dizer que zé franciso, jefferson lima, pinduca, jorge panzera, alterariam significativamente o quadro é brincadeira.

    ResponderExcluir
  4. Davi Batalha02/05/2012, 13:17

    Caro Parsifal, realmente a supressão de nomes de candidatos em uma pesquisa eleitoral é preocupante - porém, a inserção de nomes que não possuem experiência, capital eleitoral ou trabalho político, podem cacifar estes mesmos nomes para a disputa ou para a chantagem eleitoral. Assim, todas as pesquisas realizadas em Belém visando a campanha de 2012 até então estão aquém da ciência política, haja vista a necessidade de uma amostra de pelo menos 2.700 entrevistas, haja vista o volume populacional e de eleitores locais. Falta bancar uma pesquisa com esse volume e com uma coordenação de especialistas à frente e profissionais no campo na coleta de dados. À espera de uma pesquisa séria, pois se os políticos e os partidos preferem fazer pesquisas com 600, 700 ou 1.000 formulários de amostra, continuaremos sem saber os indicativos de votos na capital paraense. Abrcs

    ResponderExcluir
  5. Anonimo das 07:18, basta entrar no link do Instituto Acertar, para vc saber a quem é o diretor geral e criador do mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Faltou colocar tambem a Joelma e o Chimbinha, a Gaby Amarnatos, o treme treme do super pop, o Abdon, o Delegado Moraes. Etc... Ora ora Sr. Edir Veiga, porque nao divulga a tua pesquisa que fez mes atras em Ananindeua e depois foi chorar no Shopping Castanheira junto os pesquisadores. Se divulgar a pesquisa nao esquece de colocar a margem de erro de 11% .

    ResponderExcluir
  7. PARSIFAL

    Realmente vejo que o PMDB é um partido que não quer ficar a frente de nenhum projeto de governo, somente ser coadjuvante. Quando seu partido lança um candidato com reais chances de sair vitorioso, encontra entre seus correligionários dúvidas que deveriam estar somente em seus adversários. Unidade é a palavra de ordem, não ponha em "cheque" sua fidelidade partidária. Tenho lado sim, e minha opção é Priante, hoje o pré-candidato mais preparado para governar Belém. Não afirmo isto sem conhecimento de causa. Abss

    Responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudio,

      Eu não preciso provar fidelidade partidária ao PMDB: o tempo que estou no partido (20 anos)e o que já fiz por ele respondem por isso.
      Todavia, isso não me retira o direito de fazer leituras críticas do PMDB, exatamente porque estou há 20 anos nele.
      O fato, ainda, de o meu candidato ser o Priante (jamais apoie candidatos que não sejam do PMDB ou que com ele estejam coligados) não me retira a prerrogativa de pensar e suscitar debates.
      Se você acha que o que é colocado aqui tem tanta penetração a ponto de mudar ventos, serei o primeiro a, eventualmente, evitar tais suscetibilidades.
      Ou eu me subestimo ou você me superestima. Todavia, asseguro-lhe que as suas ponderações são levadas em conta.

      Excluir
    2. O PMDB é um saco de gato mesmo, ninguém se entende. Por isso que o Wlad vai de bermuda e chinelo no lancamento do pre-candidato a prefeito de belem, sabe bem que ali ninguem merece respeito.

      Excluir
  8. Parsifal

    Voce é um formador de opinião, tem uma ascendência intelectual muito grande. Então qualquer exercício sobre uma idéia, hipótese ou fato encontrará eco entre seus leitores, que não são poucos. Vamos convergir e alinhar, a vitória é de todos. Obrigado por responder. Abss

    ResponderExcluir
  9. Priante é um candidato fraquíssimo, basta lambrar dos debates da última eleição que se comportava como um moleque birrento, consegui ir para o segundo turno porque os demais candidatos eram mais fracos ainda, a exemplo de Marinor Brito e Professor Mario, nestas eleições vai ser diferente, porque terá pela frente candidatos de maior intelecto, Zenaldo e Almir Gabriel, sem falar que na dianteira encontra-se o Edmilson Rodrigues, que todos reconhecem, inclusive membros do PMDB, como Marcio Vasconcelos, que foi um excelente prefeito.
    Lembro da entrevista que o Edmilson deu na Radio Tabajara que ate o Priante ligou pra Rádio para parabenizar o Edmilson Rodrigues. A entrevista bateu recorde de audiencia, basta conferir no site da radio.
    Para finalizar, recordo que na ultima eleicao o Edmilson tambem nao tinha tempo de TV no entanto foi o deputado mais votado do Para, principalmente pelos eleitores de Belem.

    ResponderExcluir
  10. Caro Parsifal.

    Blogs como o seu dignificam o debate sério e republicano em torno das pesquisas de opinião. Nestas eleições que se aproximam buscarei junto com minha equipe contribuir com o comportamento sério em torno da ética pública dos institutos de pesquisas nativos,e este foi apenas o primeiro passo. Submeto a todos nossa metodologia de pesquisa, que aliás faremos oficinas abertas aos interessados na pesquisa do final de maio.
    Devo informar aos teus leitores que nas eleições de 2010, anunciamos, seis meses antes, com base em dados estatísticos a clara tendência de irreversibilidade da derrota de Ana Júlia e acertamos em cheio.
    Previmos a vitória em primeiro turno de Jatene, o que não ocorreu por 1 ponto percentual, que correspondeu aos votos que vieram da região marajoara e tocantina, provavelmente dos povos das águas, e que corresponderam a uma diferença pró Ana de 40 mil votos.
    Um abraço.
    Edir Veiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edir,

      Agradeço-lhe a manifestação.

      Excluir
    2. O dublê de de cientista político e de dentista, esta mentindo Parsifal.
      A pesquisa a se refere o anômino do May 2, 2012 08:53 AM pode ser comprovado no histrico do blog do Barata e do prósprio Edir. Essa pesquisa foi publicada não 04 dias antes da eleição do primeiro turno e ela apresentou um erro grave de 12 pontos percentuais. Professor agora passa a omitir!!!Seja verdadeiro consigo mesmo e acuse o erro da sua pesquisa.

      Excluir
  11. A resposta do suposto "pesquisador" contorna malandramente a verdade. Ele não apenas previu a vitória de jatene no primeiro turno, mas previu por uma margem de 12 pontos percentuais além dos obtidos por jatene. Foi um erro (?) grosseiro, e não apenas de um ponto como enganosamente quer fazer parecer, erro (?) não cometido por nenhum outro instituto de pesquisa na época. Na verdade a indignação do "pesquisador" teria um fundamenmto muito menos acadêmico. Este teria feito uma pesquisa encomendada, sem registro ( o que não é obrigatório caso não seja para divulgação)mostrando o radialista Jeferson Lima em segundo lugar, empatado com Priante. O resultado da pesquisa do Instituto Acertar teria atingido a credibilidade dos dados do "pesquisador", daí sua ira contra o trabalho. O mais incrível, é que este rapaz tem se apropriado do nome da UFPa para buscar legitimidade a palpites desastrados, sem que até agora ninguém da instituição se manifeste. Afinal de contas, os resultados do "pesquisador" têm ou não chancela da Universidade ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação