A curta viagem do “Costa Concordia”

O naufrágio de uma dos maiores e mais luxuosos navios de cruzeiro do mundo, o “Costa Concordia”, com 4,2 mil pessoas à bordo, só não foi uma tragédia de grandes proporções porque se deu a menos de 1 km da ilha de Giglio, na costa da Toscana, o que facilitou o resgate dos náufragos.

Shot002

A viagem do “Costa Concordia” foi curta: apenas duas horas e meia depois de largar de Civitavecchia, já estava adernado nas rochas da ilha de Giglio. 

Oficialmente, 5 pessoas morreram e 15 estão desaparecidas, após mais de 24 horas do acidente. A nossa chancelaria informou que 53 brasileiros estavam no “Costa Concordia” e todos estão salvos.

Há evidências de que o acidente foi um brutal erro de navegação: a rota do cruzeiro obrigava-o a singrar o Mar Tirreno a 9 km da ilha de Giglio, mas, a nave estava a menos de 1 km da ilha quando lhe faltou calado e o seu casco rasgou-se nas rochas da beira mar.

Shot004

O capitão do navio, Francesco Schettino está preso, acusado de ter abandonado o navio com muitos passageiros à bordo e por não ter providenciado manobras para tentar “agasalhar” o barco, retardando a adernagem, o que ele nega peremptoriamente.

Clique aqui e veja um infográfico do “Terra”, mostrando com era o “Costa Concordia”

Comentários

  1. Deputado, como o senhor bem sabe, a profissão de jornalista é regulamentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Acho que o senhor não é formado em Jornalismo, o que não o impede de exercer brilhantemente a profissão por meio de seu prestigiado blog. Por isso, se o senhor ainda não tem seu registro profissional, permita-me sugerir a solicitação do mesmo ao MTE, com base na decisão do Supremo Tribunal Federal, que autorizou a liberação do registro profissional de jornalista a quem, mesmo sem diploma, exerce efetivamente a profissão, como é o seu caso. Ou o senhor tem diploma de jornalismo e eu não sei. Se tem, me desculpe. Se não, pense nisso. Agregaria mais valor, eu entendo assim.

    ResponderExcluir
  2. 09:45:00,

    Não tenho diploma de jornalismo e nunca solicitei registro por nunca me ter considerado apto para a honrosa profissão, pois exerço esta "atividade" de blogueiro por puro diletantismo e por achar as redes sociais um fabuloso canal alternativo de comunicação. Mas, você não é a primeira pessoa a me fazer a sugestão e, vez em quando, penso nisto.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente, mesmo tendo augumas divergencias com o deputado, mas o que é de sezar, têm que que ser enaltecido sua postura, muito bom!

    ResponderExcluir
  4. andregyn100@hotmail.com16/01/2012, 14:46

    meus sentimentos a todas familias que estava,naquele navio,agora noa hora de ficar procurando culpados,vamos unir forças para ajudar todos,jesus disse.lhe que nao tiver culpas que atira primeira pedra...que deus tem sabedoria a todos.....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação