Cajuína

Torquato

Conta Caetano que após algum tempo do poeta Torquato Neto, que foi seu parceiro na Tropicália, suicidar-se, ele foi à Teresina, onde Torquato nasceu, encontrar-se com os pais do poeta morto.

Caetano chorava o dia todo. Ao chegar à casa dos pais de Torquato, a mãe deste estava hospitalizada e o pai, que era espírita, dirigia-lhe palavras de consolo enquanto lhe servia uma bebida típica de Teresina, a “Cajuína”.

Ao ver a amargura de Caetano com o suicídio do amigo, o pai do poeta saiu ao jardim e voltou com uma “rosa menina”, que é como alguns chamam uma rosa pequena, que ainda não desabrochou completamente.

Naquele momento “Cajuína” se elaborou na cabeça de Caetano: ele reinventara o forró em uma cadência algo fúnebre (o lamento do violoncelo é magnífico), transformando o tom em uma espécie de réquiem temporão ao amigo falecido.

O fragilidade da vida, a rosa e a Cajuína compõem o núcleo da canção que eu reputo uma das melhores de Caetano e uma das joias do cancioneiro popular brasileiro:

 

Comentários

  1. Concordo com o você. Além de ser uma aula de português.

    Feliz Dias do Pais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários em CAIXA ALTA são convertidos para minúsculas. Há um filtro que glosa termos indevidos, substituindo-os por asteriscos.

Popular Posts

Mateus, primeiro os teus

Ninho de galáxias

O HIV em ação